PEDIATRIA UFF

ENFERMARIAS PEDIÁTRICAS : ESCOLARES

PLANO ORGANIZACIONAL DA ENFERMARIA DE ESCOLARES

DA ENFERMARIA E PACIENTES

O número total de leitos para a enfermaria de escolares é de seis leitos.

A autorização de leito extra é da competência do preceptor responsável por cada enfermaria e, na ausência deste, do professor responsável pela Disciplina de Pediatria, ou ainda do staff de plantão. É indispensável que a Chefia de Enfermagem seja notificada e consultada em relação ao leito extra.

A idade permitida é de 7 a 12 anos na de escolar. Exceções devem ser autorizadas pelos preceptores.

As internações serão permitidas até as 16:00 horas, salvo exceções.

As vagas são exclusivamente para casos clínicos. 

A liberação de vagas ficará sob responsabilidade do Preceptor da enfermaria e, na ausência deste, sob a responsabilidade do residente senior lotado na enfermaria. Durante os plantões ficará a cargo do staff de plantão ou do residente senior no plantão.A visita médica deverá ser passada pelos internos, especializados e residentes dos respectivos leitos até as 9horas e trinta minutos. A visita com o preceptor tem início entre 9:45 e 10:00h.

As prescrições devem estar prontas para a Enfermagem até as 9:30horas. Qualquer alteração que seja feita após a visita com o preceptor deve ser comunicada à Enfermagem. Todas as prescrições devem ser carimbadas pelo residente senior da respectiva enfermaria. A enfermagem está instruída para não aceitar prescrições sem carimbo com CRM.

Os pedidos de exames da rotina devem ser encaminhados à enfermagem antes das10:00 horas.

A coleta rotineira de material biológico (sangue, fezes, urina, escarro,etc) deverá ficar a cargo da Enfermagem. O aluno responsável pelo paciente deverá certificar-se junto ao responsável do mesmo e, junto à enfermagem se foi realizada a coleta do material bem como se houve entrada no laboratório.

A coleta de material biológico em caráter emergencial ficará a cargo do interno, especializando ou residente responsável pelo paciente. Os resultados dos exames de complementares de rotina deverão ser checados diariamente pelos responsáveis pelo leito ou , caso os resultados não estejam disponíveis pela equipe de plantão. Todos os pacientes internados terão anamnese e exame físico realizados no momento da internação. Não sendo tolerados adiamentos nestas tarefas.

DO CORPO DISCENTE

O corpo discente é composto por alunos da graduação dos nono,décimo,décimo- primeiro e décimo- segundo períodos; alunos de pós graduação estrito senso e lato senso(especializandos e residentes respectivamente).

Todos os alunos deverão estar na enfermaria às 8 horas da manhã para início de suas atividades. Os mesmos deverão portar indumentária compatível com o cargo, bem como material clínico para exame dos pacientes(estetoscópio,oto-oftalmoscópio,termômetro,fitamétrica, esfignomanometro). Aos internos cabe a realização dos exames físicos e anamneses,evolução diária dos pacientes, que deverá ser contra assinada no prontuário pelo residente do leito. Após a evolução do caso o interno, conjuntamente com o especializando ou residente procederá à prescrição do dia que será formulada e assinada pelo especializando ou residente. Cabe ao interno o preenchimento de pedidos de exames complementares, pareceres e resumos de alta que também serão assinados, após exame,pelo especializando ou residente. No momento da visita com o preceptor cabe ao interno o início da apresentação da evolução do caso, que será complementada pelo residente. A coleta de material biológico fora da rotina deverá sempre que possível ser realizada pelo interno, com a supervisão estrita do residente ou pós graduando. Os internos ficarão encarregados do preparo dos resumos para sessões clínicas e da apresentação da anamnese e exame físico dos pacientes nas mesmas. Semanalmente será solicitada aos internos uma pequena dissertação, do próprio punho, sobre assunto pertinente ao caso de um dos pacientes internados. Esta dissertação deverá ser entregue ás sextas feiras. Aos residentes e especializandos caberá a supervisão imediata dos internos na execução dos exames físicos e anamneses,devendo para isto acompanhar de perto todo o procedimento do interno e fazer as prescrições diárias. Cabe aos residentes os contactos com outras especialidades e a avaliação inicial de pacientes fora do andar da pediatrra. Cabe também ao residente o acompanhamento a pacientes que tenham que se ausentar das dependências do HUAP para a realização de exames complementares ou procedimentos em outros serviços.O residente ou especializando senior ficará encarregado de revisões bibliográficas em periódicos de assuntos concernentes aos casos internados. Uma cópia deste artigo deverá ficar, enquanto o paciente estiver internado,no prontuário do paciente para facilitar consulta por parte dos demais membros da equipe. Nas sessões clínicas da enfermaria o residente apresentará a evolução do caso internado e o residente senior tecerá alguns comentários antes do preceptor.

VOLTAR