PEDIATRIA UFF
EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA : PROGRAMA DE TREINAMENTO
Responsável: Maria Clara de Magalhães Barbosa
OBJETIVOS
Gerais
Específicos
PERÍODO: 1 mês
HORÁRIO: Internos: Todas as manhãs 2ª feira (9:00 às 12:00 h)
3ª, 4ª e 6ª feira (8:30 às 11:00 h)
5ª feira (8:30 às 12:00 h)
Uma tarde por interno - ( 13:00 às 16:00 h)
Residentes: Todas as manhãs no mesmo horário dos internos, sendo que em
1 dos dias da semana ficará em regime de plantão até às 16:00.h. .
Obs: Cada interno tem um dia de folga.
DINAMICA DE FUNCIONAMENTO
No início de cada período, o grupo de internos é dividido de modo que, a cada dia da semana, 2 internos fiquem na área externa de atendimento, enquanto o restante do grupo roda pelos leitos do repouso. O atendimento externo será feito em conjunto com o residente que, por sua vez será supervisionado pelos staffs do setor. As discussões à beira do leito serão realizadas sob a orientação dos professores do setor.
No primeiro dia no setor, cada interno escolhe um entre 8 temas, para a confecção de uma dissertação a ser apresentada para todo o grupo na forma de um seminário. Serão realizados 2 seminários por semana em dias variáveis de acordo com os dias de folga de cada grupo. Os 8 temas foram escolhidos com o objetivo de abordar o manejo das principais patologias encontradas no setor e compreendem:
Outros temas de relevância serão abordados nas discussões à beira do leito, tais como: celulite, artrite séptica, osteomielite, anemia falciforme, pneumonias, sinusite, otite, mastoidite, convulsões, lesões por causas externas, meningites, insuficiência cardíaca, arritmias, sindrome nefrótica / nefrítica, etc...
Além disso, desde o primeiro dia, os internos e residentes poderão receber tarefas relacionadas a pesquisas científicas em andamento no setor. O residente é responsável pelo preenchimento do livro nosológico. Os internos são responsáveis pelo preenchimento do resumo evolutivo de cada paciente internado no repouso, sob supervisão do residente.
No período da tarde os internos permanecerão na área de atendimento, supervisionados pelos staffs do setor.
Sempre que possível, os internos participarão das visitas e dos procedimentos realizados no setor.
Ao final do período, cada interno e residente receberá um conceito baseado na assiduidade, pontualidade, nível de interesse nas atividades em geral, participação nas atividades de pesquisa científica e desempenho na dissertação escrita e nos seminários.